Novo conceito de Museu
Um espaço cultural em constante movimento!
O Museu é um espaço em constante mutação, nomeadamente em relação ao seu conceito. Segundo a ICOM (International Council of Museums),
“Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e ao serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o património material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Com a participação das comunidades, os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimento” (ICOM Portugal)
Mais do que isso, trata-se de um espaço de exploração e autoconhecimento. Com a evolução da mentalidade, os museus estão a tornar-se cada vez mais inclusivos e, portanto, as pessoas podem entrar e não se sentirem julgadas. Tudo é possível, as interpretações são variadas, a imaginação e criatividade não têm limite.
Por este motivo, são cada vez mais os espaços museológicos que abrigam exposições dinâmicas e interativas, porque apenas ler ou observar limita muito a perceção ser humano. Somos seres altamente sensoriais e procuramos mais do que a realidade ou a História explicada de forma objetiva.
No fundo todos queremos escapar à azáfama do dia a dia e navegar por mundos desconhecidos. Felizmente, atualmente basta pisar o solo do museu para descobrir experiências inacreditáveis, fruto da evolução tecnológica. Temos como exemplo: a realidade virtual, o 3D, coleções e exposições acessíveis no digital, visitas guiadas fora da caixa, e muito mais.
Para terminar, se por qualquer razão as pessoas não podem ir ao museu, o museu vai até às pessoas, e não falo somente da internet e das redes sociais. Os profissionais da Museologia são cada vez mais incentivados a virem para a rua e interagirem com a população, porque a sociedade não prospera sem Cultura e vice-versa.
Comentários
Enviar um comentário