Desenvolvimento comunitário através da Cultura e da Arte
De que forma podemos ajudar as comunidades, através de manifestações culturais/artísticas?
"Todos têm direito à fruição dos valores e bens que integram o património cultural, como modo de desenvolvimento da personalidade através da realização cultural".
Posto isto, podemos partir do princípio que toda a gente consegue aceder a estes valores/bens, certo? Errado!
A verdade é que muitas comunidades são socialmente descartadas, ou porque vivem numa situação de pobreza extrema, ou porque são oriundas de outros países e não foram devidamente introduzidas à nossa cultura, ou ambos. É por isso que deve existir uma intervenção conjunta de agentes sociais e culturais, que auxiliem na intervenção educativa destas comunidades desfavorecidas.
Recorrendo ao objetivo nº 4 (Educação de Qualidade) dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda de 2030), todos os meninos e meninas devem ter acesso a todos os níveis de educação disponíveis e obrigatórios por lei, mas como a educação existe de várias formas, é também muito importante proporcionar-lhes uma boa educação cultural/artística. Por outras palavras, a nossa identidade reside na Cultura do nosso país, que se foi diversificando e mudando ao longo de alguns eventos da História. Por esse motivo, conhecer espaços (museus, galerias...) em que a cultura e a arte se juntam para explicar e dar imagem à História, é imperativo e deveria estar presente no nosso programa escolar.
No entanto, tudo isto não chega quando estamos a falar de pessoas, sobretudo jovens, que fugiram de uma situação de grande violência no seu país de origem e que procuram uma vida melhor. Muitos destes jovens perderam os pais e estão em casas de acolhimento, não tendo tido um período de integração no país de acolhimento. É por este motivo, que é essencial existirem agentes devidamente formados e com empatia e humildade para encararem um ambiente multicultural, quer ao nível da língua, quer ao nível dos costumes culturais e hábitos sociais. A sua função, apesar de árdua, é muito recompensadora, pois estarão a integrar futuros adultos na sociedade.
Para terminar, é aqui que entram as manifestações e/ou atividades culturais/artísticas. É cada vez mais importante que as instituições sociais e culturais, bem como os municípios e freguesias, proporcionem aos seus habitantes uma oferta cultural diversificada, assente na criatividade, envolvimento comunitário e associativo, e de apoio aos negócios e artistas locais. Um exemplo de um bom investimento por parte das instituições públicas, é a presença de bibliotecas municipais, que se dirigem aos leitores e às comunidades mais pobres, oferecendo o serviço de biblioteca móvel.
![]() |
| Imagem gerada por IA (ChatGPT) |

Comentários
Enviar um comentário