Sobreturismo
O sobreturismo, especialmente centralizado nas capitais de distrito em Portugal, está a destruir a autenticidade das suas populações e seus costumes culturais.
O Turismo está cada vez mais centralizado, no caso de Portugal em destaque para o Porto e Lisboa. Duas cidades lindas, com tanto para oferecer e desfrutar, mas com um problema em comum, o sobreturismo. O sobreturismo surge quando uma cidade depende quase exclusivamente do Turismo para prosperar, consequentemente deixando de lado o bem-estar das suas populações. As rendas habitacionais sobem de preço, os espaços comerciais tornam-se cada vez mais padronizados e é quase impossível circular na cidade sem qualquer interrupção devido ao trânsito.
Mas como combater este problema?
Uma das soluções poderá passar pela descentralização do mercado turístico para outras regiões de Portugal, de forma a não comprometer o desenvolvimento do mesmo, mas ao mesmo tempo dar uma oportunidade às cidades com maior volume turístico para respirarem um pouco e reorganizarem a sua estratégia.
No entanto, há um grande ponto de interrogação...Como podemos evitar que o mesmo fenómeno de sobreturismo ocorra nestas novas regiões turísticas?
Na minha opinião, mais do que uma boa estratégia e investimento económico, é importantíssimo valorizar os produtos culturais locais, envolvendo as comunidades e o seu sentido de pertença como "motor" na construção de um tipo de turismo mais sustentável e equilibrado.

Comentários
Enviar um comentário